sábado, 10 de junho de 2017

AULÃO DE HISTÓRIA - SOCIALISMO, REVOLUÇÃO CUBANA E REVOLUÇÃO CHINESA


SOCIALISMO
     É o regime formado por características políticas e socioeconômicas baseada numa sociedade sem classes, na qual, os meios de produção são de propriedade do Estado, não havendo, assim, a exploração do trabalho humano.

O socialismo surgiu para denunciar as contradições do capitalismo.

* MAIS VALIA – Lucro do burguês sobre o trabalhador.

* ANARQUISMO – Total liberdade do indivíduo numa sociedade igualitária, sem governo em uma autogestão.

* ANARCO-SINDICALISMO OU SINDICALISMO – Defendia o embate direto para acabar com o capitalismo através de greves gerais. Principal líder: PROUDHON.

* O SOCIALISMO CIENTÍFICO – Foi o socialismo criado pelos alemães KARL MARX(1818-1883) e FRIEDRICK ENGELS(1820-1895), estudaram o processo capitalista, no intuito de descobrir como e por que ele gerava desigualdade. Com isso, visaram um panorama dos problemas vividos pelos trabalhadores e fizeram propostas concretas para solucioná-los.

* Escreveram livros que se tornaram marco desse pensamento: Manifesto Comunista, 1848 e Capital em 1867.

                           REVOLUÇÃO CUBANA

* A GUERRILHA – Em 1953 liderados por Fidel Castro, 165 combatentes promoveram um ataque ao Quartel de Moncada, em Cuba, para tentar derrubar o ditador Fulgêncio Batista. Foram presos e depois exilados para o México. Fidel Castro junto com CHE GUEVARA e outros guerrilheiros retornaram ao país em 1956, para Sierra Maestra, onde organizaram seu movimento guerrilheiro para tomar o poder no dia 01 de janeiro.
No réveillon de 1959 – Os guerrilheiros tomaram HAVANA, derrubando a ditadura de Fulgêncio Batista. Com a tomada do poder os revolucionários caminharam rumo ao SOCIALISMO. Onde diversas empresas tiveram suas propriedades confiscadas e estatizadas pelo governo cubano.
     O governo de Fidel Castro impôs medidas como reforma agrária, diminuição do preço dos aluguéis e ao longo de quase 5 décadas no poder, o governo conquistou vitórias no campo social, como a eliminação do ANALFABETISMO, a ampliação do atendimento a saúde pública e a redução da taxa de mortalidade infantil.

* RELAÇÃO EUA E CUBA
- Operação da Baía dos porcos, invasão de Cuba por exilados cubanos com apoio da CIA.
- Crise dos Mísseis – URSS instalou mísseis nucleares em Cuba  apontados para os EUA.
- Embargo Econômico – Os EUA expulsou Cuba da Organização dos Estados Americanos(OEA), e impôs um bloqueio econômico a Cuba, que dura até hoje.

                     A REVOLUÇÃO CHINESA

  Em 1911, a monarquia foi derrubada pelo KUOMINTANG, Partido Nacional do Povo, que instaurou a República. Em 1921 foi fundado o Partido Comunista Chinês(PCC), que tinha como objetivo implantar o socialismo na China, e tendo como líder MAO TSÉ-TUNG.

* A LONGA MARCHA (1934-1935) – Em uma estratégica, o exército vermelho percorreu durante um ano, cerca de 10 mil quilômetros a pé, de norte a sul do país.

* REPÚBLICA POPULAR DA CHINA (1949) – Com a expulsão dos japoneses, no final da Segunda Guerra Mundial, em outubro de 1949 é instaurada a RPC, liderados por MAO TSÉ-TUNG, que também é conhecido por “ Grande Timoneiro”.

* A REVOLUÇÃO CULTURAL (1966-1976) – Reagindo aos seus opositores, MAO reuniu forças para mobilizar a juventude e o exército do país num processo conhecido como Revolução Cultural. Na prática, foi um movimento autoritário com o objetivo de doutrinar os chineses para as teses maoísta. Por todo o país, estimulou-se um culto a figura de MAO TSÉ-TUNG e combate à influência burguesa ocidental”.

* LIVRO VERMELHO – Livro que continha as ideias de MAO TSÉ-TUNG sobre o socialismo.

* O EXÉRCITO VERMELHO – Trocou seu nome para EXÉCITO POPULAR DE LIBERTAÇÃO(EPL).

* A GUARDA VERMELHA – Eram jovens estudantes que formavam comitês revolucionários, que promoviam discussões em universidades, fábricas, no campo, como forma de reafirmar a ideologia revolucionária. Combatiam os “QUATROS VELHOS”: VELHOS COSTUMES, VELHOS HÁBITOS, VELHAS IDEIAS E VELHAS CULTURAS.

A partir de 1976, após a morte de MAO TSÉ-TUNG, a abertura para tecnologia ocidental foi acelerada.

* A CHINA ATUAL (CONTEMPORÂNEA) - SOCIALISMO DE MERCADO – Uma combinação de controle estatal dos meios de produção com mecanismos de mercado livre. No entanto, apesar do desenvolvimento econômico, a China continua sob o domínio do Partido Comunista, que reprime a liberdade de expressão. Exemplo disso, foi o chamado MASSACRE NA PRAÇA CELESTIAL OU PRAÇA DA PAZ, em Pequim, ocorrido no ano de 1989. Onde centenas de pessoas foram mortas.  

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

VAINFAS, Ronaldo(Org). História. doc, 9 ano - 1.ed. - São Paulo: Saraiva. 2015. Outros autores: Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira, Daniela Buono Calainho.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário