Evento gratuito terá como palestrante o sociólogo Ignácio Cano
Promover um amplo debate sobre políticas públicas e capacitar gestores na Baixada Fluminense. Este é um dos objetivos da aula inaugural A Baixada que Queremos – Curso de Formação de Gestores em Políticas Públicas. O evento, que terá como palestrante o professor e sociólogo Ignácio Cano, acontecerá no dia 23 de agosto, às 10h, na sala de cinema do Sesc São João de Meriti. A aula inaugural é gratuita e aberta ao público, mas os interessados devem chegar com uma hora de antecedência para se inscrever, pois o local é sujeito à lotação de 80 pessoas.
Ignácio Cano é doutor em Sociologia, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da UERJ. Cano tem experiência na área de Psicologia Social e Sociologia com ênfase em outras sociologias, atuando principalmente nos temas: metodologia de pesquisa, políticas públicas, educação, direitos humanos, violência e segurança pública.
“A aula inaugural versará, inicialmente, sobre o conceito de políticas públicas como forma de atuação do Estado e como forma de implementação, na sua atuação em relação aos cidadãos, dos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Falaremos também sobre o ponto de vista socioeconômico das políticas públicas e a importância de que as políticas públicas sejam precedidas de diagnósticos apropriados aos problemas e necessidades da população. Por fim, apresentaremos as dificuldades de avaliar o impacto das políticas e os projetos sociais e mostraremos, de forma resumida, as metodologias apropriadas para este fim”, adianta Ignácio Cano.
A Baixada que Queremos – Curso de Formação de Gestores em Políticas Públicas é uma iniciativa do projeto Baixada para Cima! em parceria com professores do Departamento de Sociologia/projeto de Extensão QUANTIDADOS, da Sub-reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Baixada para Cima! é um projeto que conta com o co-financiamento da União Europeia, apoio da Regione Marche, e coordenação da instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) - CISP, e da ONG brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER.
A aula inaugural contará como primeira aula para os alunos selecionados para o curso, que é gratuito e tem o objetivo de contribuir para a qualificação profissional de gestores e técnicos das prefeituras da Baixada Fluminense, técnicos dos CRAS e CREAS destas prefeituras, líderes comunitários da região e representantes das Organizações da Sociedade Civil. Trata-se de uma iniciativa voltada para a qualificação dos recursos humanos das prefeituras da Baixada Fluminense e sociedade civil da região, bem como um esforço de aproximação desses atores igualmente engajados nos debates em torno dos temas de educação, saúde, cultura, assistência social e juventude.
A capacitação terá carga-horária de 30 horas na modalidade presencial. As aulas serão a partir de 30 de agosto, toda quarta-feira (exceto feriado), das 9h às 16h, no Sesc São João de Meriti. A formação terá as disciplinas: Gestão em Políticas Municipais; Orçamentos Governamentais para a Sustentabilidade; Introdução à Teoria da Política Pública; Processo de Formulação de Políticas Públicas; Orientações para a Elaboração de Diagnóstico; Indicadores Sociais; Fonte de recursos financeiros; Implementação de Políticas Públicas; e Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas.


